segunda-feira, 11 de outubro de 2010

É bom ficar atento

Comunidade OpenOffice anuncia separação da Oracle

(http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/09/28/desenvolvedores-do-openoffice-se-desvinculam-da-oracle)
Por IDG News Service
Publicada em 28 de setembro de 2010 - 12h12
Atualizada em 28 de setembro de 2010 - 12h58

Com a criação de uma nova fundação e a marca LibreOffice, desenvolvedores buscam se libertar da empresa de Larry Ellison.

Um grupo de desenvolvedores da suíte de produtividade OpenOffice.org anunciou, nesta terça-feira (28/9), o fim do vínculo com a Oracle, a partir da fundação de uma nova entidade voltada a guiar o futuro da ferramenta. A organização, batizada The Document Foundation, cuidará da distribuição de uma versão do conjunto de aplicativos, que será denominado LibreOffice.

O movimento é mais um capítulo no histórico de brigas entre a Oracle e a comunidade de código aberto, desde que a companhia adquiriu a Sun. O banco de dados MySQL e a ferramenta de desenvolvimento Java são os principais protagonistas dessa disputa.

Nascida como StarOffice, a suíte foi rebatizada para OpenOffice.org após a compra da empresa alemã StarDivision pela Sun em 1999. A Oracle incorporou a ferramenta com a compra da Sun, completada no início deste ano, mas desde então desagrada membros da comunidade.

De acordo com Charles H. Schulz, um dos líderes de desenvolvimento do OpenOffice, a comunidade sentia que a Oracle os tratava mais “como parte do problema do que como solução”.

Schulz não considera o LibreOffice como um “fork”- nome dado à ferramenta que tira vantagem de um software de código aberto com licença livre, iniciando um desenvolvimento paralelo. Em vez disso, ele diz que a suíte será a continuação do projeto inicial do OpenOffice.org.

O nome LibreOffice ainda é temporário. A fundação solicitou à Oracle o uso da marca OpenOffice.org e convidou a empresa a participar da iniciativa.

A fundação afirma que já recebeu amplo apoio de outras companhias, como Google, Red Hat e Canonical, distribuidora do Ubuntu.

Até o momento, a Oracle não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

ODF

Segundo Charles Schulz, a The Document Foundation apoia o ODF (Open Document Format), e está disposta a trabalhar junto com a OASIS para a próxima evolução da norma ISO. "The Document Foundation traz para mesa o ponto de vista dos desenvolvedores, apoiadores e usuários, e isso pode acelerar o processo de adoção do ODF nas diversas instâncias governamentais e empresariais", disse ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário