sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Eu gosto dessa tecnologia

Intel tenta manter netbooks vivos com novos Atom

(http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/12/28/intel-tenta-manter-netbooks-vivos-com-novos-atom)
Por IDG News Service / EUA
Publicada em 28 de dezembro de 2011 às 17h24
Atualizada em 28 de dezembro de 2011 às 17h26

Com nome código Cedar Trail, processadores prometem diminuir consumo de energia, aumentar duração de bateria e levar HD para os computadores.

A Intel começou a enviar nesta quarta-feira, 28/12, os novos processadores Atom para netbooks, um passo importante para manter o crescimento dos computadores de baixo custo em meio ao despertar furioso dos tablets.

Os chips dual-core, parte da plataforma de nome código Cedar Trail, trazem melhor duração de bateria e desempenho melhor para os netbooks, afirmou a Intel. Grandes fabricantes de Pcs, como HP, Acer, Lenovo, Toshiba, Asus e Samsung, começarão a enviar os netbooks com os processadores Cedar Trail no início de janeiro com preços a partir de 199 dólares.

A Intel dobrou o desempenho gráfico dos chips enquanto reduziu o consumo de energia em até 20% em comparação aos processadores Atom anteriores, apresentados há dois anos. Os novos chips ajudarão os netbooks a fornecer duração de bateria de até 10 horas, promete a fabricante.

A fabricante apresentou o Cedar Trail um pouco antes do evento CES 2012 (Consumer Electronics Show), que acontece no próximo mês em Las Vegas, nos EUA. Espera-se que a Intel fale sobre seus chips mais novos para smartphones, tablets e Pcs durante a conferência.

Os processadores Cedar Trail são um passo importante nos esforços da Intel melhorar os netbooks, que tiveram suas vendas afetadas pela crescente demanda por tablets como o iPad, da Apple. Um porta-voz da companhia afirmou que, apesar de as companhias poderem colocar o Cedar Trail em tablets, a maioria das empresas está optando pelos ainda inéditos Medfield ou Clover Trail para tablets.

A Intel está mantendo uma previsão positiva para os netbooks, mesmo com a ameaça dos tablets. Apesar de as vendas de netbooks terem caído nos EUA e na Europa ocidental, o mercado está crescendo em países em desenvolvimento como Índia e China, informa a empresa.

Os novos chips permitem que os netbooks reproduzam vídeos em alta definição e trazem suporte para entrada HDMI, que permitirá que os aparelhos sejam conectados a TVs de alta definição. Outros recursos incluem tecnologia de visualização wireless para emitir imagens sem fio para as TVs.

Os novos chips incluem o Atom N2600, que roda a 1.6GHz e usa 3.5 watts de energia, e o N2800, que roda a 1.8GHz e usa 6.5 watts de energia. Em setembro, a Intel já havia apresentados os chips Cedar Trail para desktops de baixo custo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário