sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Contando os minutos

 http://idgnow.com.br

TI pessoal >

Especial: o Windows 10 e a nova era da computação personalizada

Da Redação
22 de janeiro de 2015 - 18h02
A mobilidade da experiência e não a mobilidade do dispositivo e as experiências devem funcionar de modo usual e integrado entre todos os dispositivos
Autor da Foto
A Microsoft  apresentou nesta quarta-feira, 21 de janeiro, uma nova geração do Windows, com ampla variedade de experiências para uma era de computação mais pessoal. Também foram apresentados dois novos dispositivos criados para levar o novo Windows das telas grandes para uma experiência sem telas.
O Windows 10 será fornecido como serviço e a atualização para o sistema, quando disponível, será feita pelo Windows Update. Clientes que utilizam as versões do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 poderão fazer o upagrade para a o novo sistema operacional e utilizar gratuitamente durante um ano.
No entanto, a empresa ainda não explicou exatamente como esse programa de upgrade gratuito irá funcionar, incluindo especificações técnicas mínimas e outros dados do tipo. É esperado que esse esquema de atualização mais simples e gratuita impulsione a Microsoft no mercado de PCs após o fiasco do Windows 8.
“O Windows 10 marca o início de uma era de computação mais pessoal no mundo em que os dispositivos móveis e a nuvem ocupam lugar de destaque”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossa ambição é que 1,5 bilhão de pessoas que usam o Windows hoje se apaixonem pelo Windows 10 e que mais outros bilhões decidam usar o Windows, ”, completou. 
Segundo a Microsoft, o Windows 10 marca o início de uma era da computação mais personalizada, no qual a tecnologia sai de cena e as pessoas passam a ocupar o centro do palco. Nesse cenário, o que importa é a mobilidade da experiência e não a mobilidade do dispositivo; além disso, as experiências devem funcionar de modo usual e integrado entre todos os dispositivos. As pessoas devem ser capazes de interagir naturalmente com a tecnologia como interagem umas com as outras: com voz, gestos e olhares. Proteger a privacidade é primordial para proporcionar experiências seguras, que concedem ao indivíduo o controle da própria experiência.
Entre a série de novos recursos oferecidos pelo Windows 10 estão:
1 - Cortana para computador e tablet. A assistente digital pessoal Cortana, que estreou no ano passado no Windows Phone, agora também estará disponível nos computadores e tablets Windows 10 para ajudar o usuário em suas tarefas do dia a dia.
Rival da Siri e do Google Now, a Cortana é uma auxiliar pessoal que consegue assimilar as preferências do usuário para que possa fazer recomendações relevantes, proporcionar acesso rápido a informação e enviar lembretes importantes, inclusive destacando o que é mais relevante.
A Cortana para PCs, que terá seu próprio lugar ao lado do botão Iniciar na barra de tarefas do desktop, pode desempenhar muitos dos mesmos recursos básicos que já realiza no Windows Phone. A interação com a assistente poderá ser feita por meio de buscas/perguntas via voz ou texto, assim como nos smartphones.
Ainda baseada no Bing, a assistente digital pode responder perguntas básicas como “Vou precisar de um casaco amanhã?” ou quanto custa cursar determinada faculdade, como mostrado pela Microsoft em seu evento hoje, 21/1, nos EUA.
A assistente foi preparada para lidar com algumas interações mais úteis no PC, como explorar sua máquina, conta no OneDrive, e até mesmo sua rede no trabalho para encontrar arquivos baseados em buscas de linguagem natural.
2 - Novo navegador “Project Spartan” põe a Web para trabalhar para você. O Windows 10 apresentará o novo navegador da Microsoft, apelidado “Project Spartan”, desenvolvido visando a interoperabilidade. De acordo com a Microsoft, permitirá mais confiabilidade e melhor capacidade de descoberta.
Entre alguns recursos mais avançados do navegador estão a capacidade de anotar com o teclado ou caneta diretamente na página web e compartilhar facilmente com amigos; modo de visualização da leitura sem distrações, que exibe o artigo em layout simplificado para proporcionar uma excelente experiência de leitura de artigos da web online e offline; e, por último, a integração da Cortana para localizar e fazer atividades online com maior rapidez. Tudo isso é oferecido com um novo visual, desenvolvido apenas para o Windows 10.
3 - Office para Windows 10Os apps universais do Office no Windows 10 vão oferecer uma experiência de toque nos dispositivos. As novas versões do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook foram criadas do zero para serem executadas no Windows por meio do toque na tela.
Com os recursos usuais do Office é possível criar e editar documentos em Word com facilidade. Novos recursos de escrita à tinta digital no PowerPoint permitirão que as pessoas façam anotações em slides em tempo real e os novos controles de toque no Excel facilitarão a criação e a atualização de planilhas sem teclado ou mouse.
A próxima versão do Office para desktop também está em desenvolvimento e a Microsoft terá mais informações a divulgar nos próximos meses.
Outros recursos e inovações do Windows 10 divulgados nesta quarta são:

1 - Sequential Mode.
 Em dispositivos 2 em 1, o Windows 10 passará facilmente entre teclado, mouse, toque e tablete. À medida em que detecta a transição, muda convenientemente para o novo modo.

2 - Novos apps universais. 
O Windows 10 oferecerá novos aplicativos para fotos, vídeos, música, mapas, mensagens, correspondência e calendário. Esses apps integrados têm design atualizado e uniformidade de app para app e de dispositivo para dispositivo. O conteúdo é armazenado e sincronizado por meio do OneDrive, e isso permite iniciar uma tarefa em um dispositivo e continuá-la em outro.
“Tudo sobre o Windows 10 – as experiências, oferecê-lo como serviço e o upgrade gratuito – significa que o Windows 10 não é apenas mais um produto, mas sim um relacionamento contínuo que pretende valorizar sempre todos os nossos clientes”, disse Terry Myerson, vice-presidente executivo do grupo de sistemas operacionais da Microsoft. “A nova geração do Windows é um compromisso — um compromisso de libertar as pessoas da tecnologia complexa e permitir que façam grandes coisas.”
Impulsionando a inovação e inspirando novas plataformas de computação
A Microsoft garante que o Windows 10 se adapta aos dispositivos que os clientes estão usando, do Xbox aos computadores, telefones, tablets e dispositivos menores, e ao que os clientes estão fazendo, com uma experiência consistente, usual e totalmente integrada.
O sistema será executado em uma ampla variedade de dispositivos, desde sensores, como parte da Internet das Coisas, a servidores em datacenters no mundo todo. Alguns dispositivos podem ter telas de 4 a 80 polegadas, enquanto outros não têm tela nenhuma. A Microsoft apresentou dois dispositivos que permitirão aos clientes experimentar o Windows de novas e incríveis maneiras.
Para ajudar equipes no local de trabalho a compartilhar, pensar e criar em conjunto, a Microsoft incluiu suporte a inovações no hardware, como tinta digital e multitoque, além de câmeras integradas, sensores e microfones no Surface Hub, uma TV 4K disponível em dois tamanhos, 55 e 84 polegadas. O equipamento usa o Windows 10, Skype for Business e Office 365 para oferecer um quadro branco digital de última geração, conferência remota instantânea, capacidade de várias pessoas compartilharem e editarem conteúdo na tela a partir de um laptop, tablet ou telefone e uma plataforma segura para apps de tela ampla. A intenção é a de que elimine limitações atuais dos cenários de sala de conferência tradicional para capacitar equipes a criar seu melhor trabalho em conjunto.
O futuro holográfico com Microsoft HoloLens
Além disso, a  Microsoft divulgou um exemplo revolucionário de como o Windows 10 permite a mudança da visão tradicional da computação, centrada na máquina, para uma interação mais pessoal e humanizada.
Segundo a empresa, o Windows 10 é a  primeira plataforma de computação holográfica do mundo, incluindo um conjunto de APIs que permite aos desenvolvedores criar experiências holográficas no mundo real. Com Windows 10, hologramas são apps universais Windows, e todos os apps universais Windows também podem funcionar como hologramas, possibilitando colocar hologramas tridimensionais no mundo físico para permitir novas maneiras mais pessoais e humanas de comunicar, criar e explorar.
Para demonstrar as possibilidades dos hologramas no Windows 10, a Microsoft apresentou o computador holográfico e totalmente livre de fios, telefones e conexões a outro computador do mundo. Em formato de óculos, o Microsoft HoloLens funciona sem o apoio de qualquer outro dispositivo.  Ao contrário de outras soluções de realidade aumentada que vimos até agora, a HoloLens não precisará de marcadores, câmeras externas, ou um telefone ou PC conectado para ajudar a processar dados – “terabytes de informações de todos esses sensores, tudo em tempo real.
microsofthololens.png
O equipamento oferece lentes holográficas transparentes de alta definição e som espacial para que se possa ver e ouvir hologramas no mundo que o cerca. Sensores avançados, um sistema de última geração em um chip e a adição de uma unidade de processamento holográfico (Holographic Processing Unit, HPU) totalmente nova, que entende o que você está fazendo e o mundo que o cerca, torna o Microsoft HoloLens capaz de funcionar sem fios enquanto processa terabytes de dados dos sensores em tempo real.
Ao colocar hologramas tridimensionais no mundo que cerca o indivíduo, Microsoft HoloLens oferece uma nova visão da sua realidade, que pode dizer o que o indivíduo está olhando e entender o que ele está dizendo com as mãos e a voz. Ao colocar o indivíduo no centro da experiência de computação, Microsoft HoloLens permite a ele criar, acessar informações e se comunicar de maneiras novas e interessantes.
Ao apresentar o HoloLens, Alex Kipman, cientista brasileiro criador da tecnologia Kinect, hoje o executivo da Microsoft por trás do dispositivo Kinect, revelou que a intenção da Microsoft é "dar o próximo passo". "Nós não estamos falando de colocar você em mundos virtuais ... Estamos sonhando além mundos virtuais, além de telas, além de pixels e além fronteiras digitais de hoje."
O Windows Hologram permitirá a projeção de imagens holográficas para o mundo real, permitindo que os trabalhadores para colaborar em, digamos, um protótipo de uma motocicleta no mesmo espaço. Para isso, três tecnologias trabalharão juntas: o Windows Holographic, que habilitará a imagem 3D em todas as versões futuras do Windows 10; o Windows HoloLens, o óculos especial para visualização e interação com imagens em 3D; e também a aplicação HoloStudio, criada especificamente para desenvolvimento de hologramas para o HoloLens.
O projeto já está pronto para receber contribuições de desenvolvedores através do HoloStudio.
hololens
Essa não é a primeira incursão da Microsoft no mundo da holografia, Há três anos a empresa lançou o conceito da HoloDesk, uma interface que dependia do uso de um projetor de imagens, um separador, um rastreador de movimentos baseado no Kinect e em algoritmos criados pela empresa.
windowsholographic.png
A próxima visualização técnica para Windows 10 no computador estará disponível gratuitamente para Windows Insiders na semana que vem, e pela primeira vez nos telefones em fevereiro. Mais informações sobre o programa Windows Insider e as visualizações técnicas estão disponíveis em http://preview.windows.com.
Copyright 2015 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização por escrito da Now!Digital Business Ltda. é proibida. IDG Now! é uma propriedade da International Data Group, Inc., licenciado pela Now!Digital Business Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário