segunda-feira, 15 de julho de 2013

Microsoft shark attack

Steve Ballmer desafia parceiros OEM

(http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/07/12/steve-ballmer-desafia-parceiros-oem)
Por Gregg Keizer, Computerworld/EUA
Publicada em 12 de julho de 2013 - 11h27
Reorganização coloca Microsoft face a face com os fabricantes de hardware, dizem vários analistas

A reorganização da Microsoft é a maior investida desencadeada contra os principais parceiros OEM da empresa, os fabricantes de computadores que tornaram a empresa um gigante da tecnologia, dizem vários analistas. “Havia linhas claras de demarcação sobre onde os esforços da Microsoft terminavam e onde começavam os dos OEM, mas elas parecem menos claras agora“, considera, Patrick Moorhead, analista principal da Moor Insights & Strategy.

O consultor refere-se à reorganização anunciada pelo CEO, Steve Ballmer – e especificamente à criação de um grupo dedicada ao hardware dentro da empresa, o Devices and Studios Engineering Group – que será liderado por Julie Larson-Green. Ela vai supervisionar todo o desenvolvimento de hardware, desde o da Xbox ao Surface. A Microsoft nunca teve uma unidade com tal nível de enfoque nos dispositivos.

Por isso, Moorhead interpreta a reorganização como uma grande mudança. “Significa que a Microsoft está levando o hardware muito a sério. Tão sério quanto a Apple acerca dos tablets”. A empresa deve então expandir as suas ofertas de hardware: a menos que a divisão liderada por Larson-Green acabe por ter menos peso, ou que o mote “dispositivos e serviços” de Ballmer, seja uma cortina de fumaça.

Moorhead aposta na expansão da oferta. “Uma das primeiras coisas que vão fazer é um notebook touch”, prevê. “Em segundo lugar, deverão fazer um relógio inteligente ou algum tipo de computador usado como acessório”.

E porque obter lucro em hardware exige um compromisso em grande escala – para comprar componentes a preços razoáveis – a Microsoft irá, de fato, tornar-se um concorrente direto dos seus OEM como Dell, HP, Lenovo entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário