quarta-feira, 26 de junho de 2013

Futurologia do Gartner - Quem viver verá

Eu acredito nessa previsão, porém ela não fala como a Microsoft esta se preparando para não sucumbir. No meu exercício de futurologia, entendo que a Microsoft vai se reinventar, como a IBM fez no passado, se tornando a maior provedora de serviços WEB. Se estiver certo, não importa qual sistema você vai usar, seu mundo(ou nuvem) pessoal e empresarial estará no "Céu" deles. O que você pensa disso ?

http://idgnow.com.br

TI pessoal >

Sistemas operacionais da Apple vão superar o Windows em 2015, diz o Gartner

Martyn Williams, IDG News Service
25 de junho de 2013 - 09h00

A popularidade dos tablets e dos smartphones impulsionará o avanço do iOS e do Mac OS X, face à queda dos sistemas operacionais disponibilizados pela Microsoft. Mas o Android vai dominar o mercado móvel

As vendas de dispositivos baseados em sistemas operacionais da Apple, Mac OS X e iOS, vai ultrapassar as de produtos que executam versões do Windows, em 2015, prevê uma analista e vice-presidente do Gartner, Carolina Milanesi.

A troca na liderança se dará cerca de 13 anos após Steve Jobs ter reinventado a Apple e ter lançando o iPod, estabelecendo assim um novo caminho para a empresa conquistar e definir novos mercados.
No ano passado, o fornecimento de produtos com o Windows ainda superou a entrega de dispositivos com Mac OS e iOS, entre 347 a 213 milhões, segundo dados do Gartner. Essa liderança será reduzida para cerca de 23 milhões em 2014.

“A Apple já está liderando o mercado doméstico. Já está vendendo mais do que o Windows hoje”, disse Milanesi em entrevista por telefone. “Mas a Microsoft continua relevante graças ao mercado empresarial e profissional”.

A alteração prevista reflete a mudança no panorama dos computadores, no qual desktops e laptops estão sendo cada vez mais substituídos por smartphones e tablets. A Microsoft tem tido dificuldades para impulsionar a adoção em massa do Windows Phone 8. Mas a presença do Windows 8 e do Windows RT têm confundido alguns compradores de tablets.

O Windows continuará a ser um sistema operacional importante. Embora se preveja que mais dispositivos sejam vendidos com base em sistemas operacionais da Apple em 2015, a base instalada do Windows continuará a ser muito grande.O Gartner antevê algum impulso importante para a Microsoft no segmento dos tablets com o futuro Windows 8.1.

Android estabelece marco este ano
Um marco igualmente simbólico será estabelecido este ano, quando as vendas de dispositivos baseados no sistema operacional Android, da Google bater as vendas combinadas de produtos MacOS, iOS e Windows.

O Android já é a plataforma de computação dominante nos novos dispositivos móveis: em 2012 representou o fornecimento de mais de 500  milhões de dispositivos, face a 559 milhões juntando-se os da Apple e os da Microsoft.

Este ano o Android deve estar em 867 milhões de dispositivos vendidos, enquanto que o total combinado dos produtos da Apple e da Microsoft atingirá os 636 milhões, de acordo com as previsões do Gartner.
O número de dispositivos Android vendidos em 2014 ultrapassará bilhões, diz o Gartner.

O crescimento do número de dispositivos Android e Apple surge como resultado da popularidade de smartphones e tablets. O Gartner prevê que as vendas de tablet evoluam de 120 milhões no ano passado para 202 milhões este ano e para 276 milhões em 2014. O fornecimento de smartphones no mesmo período deve aumentar de 1,7 mil milhões para 1,9 mil milhões.

Queda nos PC desacelera em 2015
Entretanto, as vendas de PC deverão continuar a cair ao longo dos próximos dois anos, com os tablets e novos computadores híbridos atraindo consumidores e clientes empresariais. O  Gartner prevê que as vendas de PC, em desktop e notebook, caiam quase 11% este ano e 5% no próximo – em grande parte devido ao enfraquecimento das vendas de laptops.

Os ultrabooks _ computadores ultraportáteis, mais finos e leves do que os notebooks tradicionais, e muitas vezes equipados com telas táteis , estando preparados para serem transformados em tablet _ terão a preferência de muitos usuárioss empresariais, diz Milanesi. Reduzem o número de dispositivos que os usuárioss têm de gerir.

Copyright 2013 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização por escrito da Now!Digital Business Ltda. é proibida. IDG Now! é uma propriedade da International Data Group, Inc., licenciado pela Now!Digital Business Ltda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário