segunda-feira, 3 de junho de 2013

Thin Client - Usar ou não usar ?

 
Infelizmente, no Brasil, os administradores de TI, que na sua maioria são da área financeira, não conseguem entender o valor agregado desse produto.
 
A inevitável comparação dos valores de compra dos Thin Clients X PC faz com que essa tecnologia não entre nos projetos de TI, mas o pior é ver técnicos de TI tentando justificar a compra de thin clientes "fazendo" com esses equipamentos executem tarefas que não são projetadas para eles.
 
Minha observação é, se você não pode ou não consegue justificar a compra de thin clientes para fazer o que eles foram planejados para fazer, por favor, não os utilize.
 
 

Dell e HP apostam em "thin clients" preparados para virtualização

 
Por Agam Shah, IDG News Service
Publicada em 27 de maio de 2013 - 09h27

Dispositivo custam menos do que PCs, mas aplicação concreta de um modelo de computação em nuvem com recursos de software e servidor pode ser cara, diz especialista

Os “thin clients” apresentados esta semana pela Dell e Hewlett-Packard possuem um processador mais rápido do que os thin clients existentes, bem como recursos gráficos de alta definição, para que possam ser alternativas aos PCs tradicionais, já que a computação continua indo em direção à nuvem.

Os thin clients corporativos também têm recursos avançados de virtualização para que desktops virtuais hospedem várias aplicações em uma única sessão. Eles foram anunciados na conferência Citrix Synergy, em Los Angeles.

A Dell lançou seus primeiros thin clients quad-core da Wyse, chamados D90Q7 e Z90Q7, e também seu primeiro thin client dual-core, o Xenith Pro 2. A HP atualizou seu thin client TM40 para executar processadores AMD de codinome Richland, que são um upgrade dos processadores de terceira geração Celeron, da Intel. Os thin clients são otimizados para trabalhar com a pilha de virtualização da Citrix, que inclui hipervisores Xen e software de servidor e cliente.

Os últimos thin clients são PCs com conectividade de rede, mas sem armazenamento local. Desktops virtuais em thin clients tipicamente rodam aplicativos armazenados em servidores remotos, utilizando as tecnologias de virtualização da Microsoft, Citrix e VMware. Os novos thin clients têm a capacidade de executar jogos em alta definição na nuvem ou instâncias do Windows 8 completo, com interação de toque.

Chips mais rápidos impulsionam o processamento necessário pelo cliente para executar localmente aplicações intensivas de dados. A computação thin client é uma ideia antiga, mas a nuvem acrescenta algo novo ao modelo, disse Bob O'Donnell, vice-presidente do programa para clientes e displays da IDC.

Smartphones e tablets estão sendo vistos como thin clients por causa de sua capacidade de hospedar aplicativos processados em servidores remotos. Mas ainda há uma demanda por thin clients estáticos, para que executem aplicativos hospedados em servidores.

Os novos e poderosos thin clients se encaixam no emergente modelo de nuvem enquanto mais aplicações são centralizadas no data center, e as empresas podem atualizar o Windows XP para PCs thin clients que podem hospedar as instâncias do Windows 7, disse O'Donnell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário