quarta-feira, 5 de maio de 2010

Nova plataforma Atom de baixo consumo de energia prepara a Intel para a entrada no segmento de Smartphones e Tablets


Beneficiando-se da experiência no design de arquiteturas e transistores de baixo consumo da empresa, além de um processo de manufatura diferenciado, a Intel Corporation lança a sua mais nova plataforma baseada no processador Intel Atom (anteriormente conhecida pelo codinome "Moorestown").

Esta nova tecnologia oferece consumo de energia significativamente menor e posiciona a empresa em posição de destaque em inúmeros segmentos de dispositivos computacionais, incluindo smartphones, tablets e outros produtos portáteis de tamanho reduzido e alto desempenho. O chip traz as características clássicas dos produtos Intel -desempenho otimizado para rodar um considerável e crescente número de aplicativos para a Internet e mídias de alta qualidade, opções de software e a habilidade de trabalhar facilmente em multitarefa - rodando inúmeros aplicativos, incluindo vídeo HD e videoconferência multiponto.

"A Intel lançou seu primeiro produto, que abre a porta para a Arquitetura Intel [IA, na sigla em inglês] para o mercado de smartphones", declarou Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Ultra Mobility Group. "Por meio da 'Moorestown' a Intel está ampliando os benefícios da IA, ao mesmo tempo em que reduz o consumo, o custo e o impacto ambiental, para melhor atender os segmentos de mercado de dispositivos portáteis. Como resultado de nossos esforços, o processador Intel Atom está ampliando as fronteiras do alto desempenho com consumo de energia significativamente menor para demonstrar novas possibilidades, com os dispositivos portáteis tornando-se pequenos e poderosos computadores portáteis".

Arquitetada para baixo consumo e desempenho líder da indústria

A plataforma inclui a Família do Processador Intel AtomT Z6xx (anteriormente conhecida pelo codinome "Lincroft" system-on-chip [SoC]), o Intel Platform Controller Hub MP20 (anteriormente "Langwell") e um Mixed Signal IC (MSIC) dedicado, anteriormente "Briertown".

A plataforma foi reparticionada para incluir o Processador Intel Atom Z6xx, que combina o núcleo do processador Intel Atom de 45nm com gráficos 3-D, codificação e decodificação de vídeo, além de controladores para memória e display, em um único SoC. Ela também conta com o Platform Controller Hub MP20, que oferece suporte para inúmeras funções e blocos I/O. Além disso, um MSIC dedicado integra o fornecimento de energia, o carregamento da bateria e unifica inúmeros componentes analógicos e digitais.

Coletivamente, esses novos chips oferecem um consumo de energia significativamente menor, incluindo uma redução de 50 vezes no consumo em modo inativo, 20 vezes no consumo durante a execução de áudio, e reduções entre 2 e 3 vezes na reprodução de vídeo e navegação na Internet - tudo no nível da plataforma e em comparação ao produto da geração anterior da Intel. Essas economias de energia equivalem a mais de 10 dias em standby, até 2 dias de reprodução de áudio e 4-5 horas de navegação na Internet ou reprodução de vídeo com uma carga da bateria. Quando aliadas a um desempenho entre 1,5 e 3 vezes melhor, gráficos entre 2 e 4 vezes mais detalhados, desempenho com Java Script mais de 4x melhor, suporte para decodificação de vídeo Full HD 1080p e gravação de vídeo HD 720p, essas inovações de baixo consumo levam a experiência visual dos PCs para poderosos computadores portáteis.

Aproveitando o estado C6 do design original do processador Intel Atom, o SoC incorpora novos estados de consumo ultra-baixo (S0i1 e S0i3), que permitem ao SoC chegar a 100 micro-watts5. No nível da plataforma, a Intel implementou uma nova estratégia de gerenciamento do consumo do Sistema Operacional que controla os estados de consumo inativo e ativo em todos os aspectos do sistema, com base nos cenários de uso. Este gerenciamento por software utiliza de estratégias agressivas de controle do clock e do consumo por todas as trilhas e ilhas de voltagem do sistema. Além disso, a Intel usou um novo processo high-K de 45nm LP SoC para suporte a múltiplos designs de transistores com opções de I/Os de alta voltagem.

Essas capacidades de gestão do consumo, quando combinadas com a Tecnologia Intel Burst Performance para alto desempenho sob demanda, e o Intel Bus Turbo Mode para alta largura de banda sob demanda, ajudam a oferecer a liderança da indústria em desempenho e eficiência no consumo de energia em inúmeros dispositivos portáteis.

"Depois que criamos a primeira geração do processador Intel Atom com uma redução de 10 vezes no consumo térmico, nos desafiamos a atingir uma redução de 50 vezes no consumo no nível da plataforma", declarou Belli Kuttanna, arquiteto chefe do processador Intel Atom. "Estamos muito satisfeitos por termos superado essa meta e ao mesmo tempo melhorado o desempenho. Estamos orgulhosos dos arquitetos e designers que consistentemente reinventam as possibilidades da Arquitetura Intel".

Disponibilidade

A nova plataforma oferece suporte para inúmeras freqüências, com escalabilidade até 1.5 GHz para smartphones de primeira linha e até 1.9 GHz para tablets e outros designs de dispositivos portáteis. Os chips também oferecem suporte para Wi-Fi, 3G/HSPA e WiMAX, bem como inúmeros sistemas operacionais, incluindo Android, Meego e Moblin. A Intel está reunindo uma grande variedade de aplicativos e suporte do ecossistema para essas plataformas a fim de habilitar uma experiência de usuário compatível com Internet e softwares, para desenvolvedores e consumidores.

Intel Brasil | 5/5/2010 | 11:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário