terça-feira, 8 de junho de 2010

Pense antes de falar


Oito frases que seu chefe não gostaria de ouvir de jeito nenhum

(http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/06/01/oito-frases-que-seu-chefe-nao-gostaria-de-ouvir-de-jeito-nenhum)
Por Computerworld/EUA
Publicada em 02 de junho de 2010 às 07h00

Bastam algumas palavras mal colocadas para que sua reputação no trabalho seja reduzida a cinzas. Prepare-se e evite ser a 'mala' da equipe.

Manter um relacionamento saudável com seus chefes é fundamental para uma vida profissional produtiva e agradável. Sua performance, definida pelo cumprimento das metas, empenho extra quando necessário, e disposição para colaborar na solução de tarefas críticas, é a chave para o fortalecimento dessa relação.

Mas todo esse castelo pode ruir em questão de segundos, com apenas algumas palavras. Conheça oito frases que podem fazer qualquer chefe perder a paciência.

1:: “Sabe aquele projeto que deveríamos entregar amanhã? Então, não vou dar conta”
É importante comunicar ao chefe quando um projeto está ameaçado. Mas é igualmente importante dar essa notícia antes de a situação ficar crítica. Esconder o problema até o último minuto pode transformar uma simples lombada na pista em um engavetamento monstruoso. Dê ao gerente de projetos a oportunidade de sanar um acontecimento que pode comprometer o resultado.

2:: “Mas isso não é função minha”
A crise econômica fez aumentar o valor de profissionais de TI dispostos a resolver qualquer problema que apareça. Não é uma questão só de moral, de entregar-se pelo bem do coletivo, não. Os benefícios de um comportamento que o motiva a se mobilizar fora da própria zona de conforto aparecem quando você percebe que suas habilidades foram agraciadas e que adquiriu experiência, abrindo as portas em sua carreira profissional.

3:: “Ah, então era isso que você queria? Foi mal”
Quando não souber exatamente o que é esperado de você, peça que expliquem melhor assim que surgir a dúvida. É melhor do que sair disparado em uma direção para, depois, ver que era o caminho errado.

Perguntar sobre os detalhes de uma tarefa antes de iniciá-la também demonstra que você está pensando de maneira estratégica, no lugar de limitar-se a cumprir ordens. Um exemplo é perguntar “Querem que eu rode esse teste nos outros servidores também, para ver se há problemas?”

4:: “Fulano(a) é uma mala! Por favor, tome providências”
Faça tudo que estiver o seu alcance antes de perturbar o gerente com questões de relacionamento pessoal na empresa. Seu colega não o atende por email? Pois bem. Já tentou falar com ele pelo telefone ou até uma aproximação pessoal? Mas atenção: condutas que violam os preceitos básicos de relacionamento profissional devem ser imediatamente informadas ao gerente.

5:: “É chato dizer isso, mas é tudo culpa de sicrano(a)”
Quem avalia o desempenho dos integrantes da equipe é o gerente, ponto. Quando um projeto não sai de acordo com o esperado, mostre eficiência e dê sugestões de como melhorar resultados futuros, em vez de liderar a caça às bruxas. Sublinhar faltas e deficiências dos outros não inspira confiança em sua habilidade de trabalhar em equipe.

6:: “Quer ser meu amigo no Facebook?”
Convidar um chefe a entrar para seu seleto grupo de amigos na rede social leva a lugar algum. Na melhor das hipóteses – aquela em que o chefe aceita figurar entre seus “amigos” – essa operação pode resultar em desastre, no caso de detalhes íntimos e pessoais criarem manchas em sua imagem profissional.

Fique atento para o fato de que vários chefes preferem manter clara a fronteira entre o profissional e o privado; quase metade dos entrevistados em pesquisa disse não se sentir confortável sendo amigo de seus subordinados.

7:: “Achava que você não precisasse saber disso”
Mesmo os gerentes que deixam a equipe trabalhar com liberdade e limitam seu envolvimento à observação fazem questão de ser informados sobre o andar da carruagem. Ao enfrentar uma situação em que não sabe ao certo se deve ou não passar o problema adiante, faça de conta que é você o chefe e pergunte: Quero saber disso? Essa informação vai ajudar a melhorar a performance da equipe e otimizará os resultados?

Até informações do tipo “está tudo conforme esperado” são valiosas; passam a percepção de que você está efetivamente no controle da situação.

8:: “Fui!”
Substituir alguém em uma equipe enquanto as engrenagens se movem é um processo custoso na perspectiva financeira e de tempo. Aliás, manter os integrantes de um time a bordo constitui, muito provavelmente, uma das maiores atribuições da gerência.

No lugar de manter seu chefe às escuras quando o seu objetivo é largar a empresa, ponha as motivações para o seu desligamento em pauta na próxima vez que tiver a oportunidade de conversar com ele. Ele(a) poderá lhe surpreender e dar cabo daquilo que o aborrece. E mais: a informação que você vai dar irá alertar a gerência para possíveis entraves e fatos que podem afundar toda uma equipe, e não apenas a você.

*Dave Willmeris é diretor executivo da Robert Half Technology, uma empresa de RH para o setor de TI – desde profissionais para desenvolver sistemas de e-commerce até analistas de segurança de redes.

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