sábado, 14 de agosto de 2010

Estou na fila

Com hardware e sistema fortes, N900 é boa escolha para quem gosta de "fuçar"

(http://pcworld.uol.com.br/reviews/2010/08/06/com-hardware-e-sistema-fortes-n900-e-boa-escolha-para-quem-gosta-de-fucar)
William Marchiori, da PC World
05/08/2010

O smartphone é rápido e possui um sistema complexo e personalizável, mas não agradará quem procura algo simples e intuitivo.

Nas primeiras impressões, constatamos que o N900 é fera em navegação web e multitarefa, com seu estilo próprio. Depois, fizemos um hard reset no aparelho, atualizamos o firmware e recomeçamos do zero. Por algum motivo (provavelmente melhoras no firmware), o sistema ficou, no geral, bem mais rápido depois que restauramos as configurações de página. As animações da interface, por exemplo, ficaram bem mais bonitas e suaves, ao nível dos líderes iPhone e Android.

Mesmo sendo um "tijolão", ele se provou um ótimo aparelho para quem gosta de fuçar; dá até para brincar com overclock. Um grande atrativo, por exemplo, é que, apesar de sua loja de aplicativos ser muito enxuta o usuário pode baixar vários programas customizados (tanto aplicativos já testados como versões em beta ou alpha), desenvolvidos por outros usuários da comunidade Maemo. Ao mesmo tempo, ele se torna uma escolha questionável para quem está comprando seu primeiro smartphone ou é leigo no assunto.

Hardware

Como já citamos, o N900 tem um hardware muito potente - processador ARM Cortex A-8 (600MHz) e até 1GB de RAM (256MB + 768MB de memória virtual)- e um teclado excepcional. Depois de algumas semanas de uso, o grande incômodo continua sendo a tela resistiva e a canetinha stylus. Se a tela fosse capacitiva, com suporte ao multi-touch, a navegação no Maemo 5 seria ainda melhor.

O que me surpreendeu foi que ele apresenta um sensor infravermelho na lateral, coisa que não via desde o finado N95. É uma tecnologia antiquada, abandonada há alguns anos pelas fabricantes, mas, definitivamente útil para utilizá-lo como um controle remoto universal (com os aplicativos certos, é claro).

A duração da bateria deixou a desejar. Os 1320mAh da bateria BL-5J são pouco frente às necessidades do N900. O desempenho é similar a maioria dos smartphones – a carga dura pouco menos de um dia com uso moderado dos recursos. Já com uso pesado de 3G e GPS, por exemplo, a bateria não chega a durar nem 5 horas. Para se ter uma ideia, o N97 tem uma bateria de 1600mAh e sofre se for utilizado por mais de um dia sem recargas.

n900.jpg
O N900 também tem um suporte para ser apoiado em uma superfície plana


A espessura do aparelho não chegou a ser um incômodo, mas isso varia de acordo com o usuário. Alguém que tenha um smartphone fino, como o Samsung Wave, por exemplo, certamente terá dificuldades em se adaptar com o porte do N900. Já o peso é um pouco incômodo - a título de comparação, o smartphone chega a pesar 30% mais que um iPhone 4: 181 gramas sem a bateria. Se você anda com o celular sempre no bolso, definitamente vai sentir a diferença.

A câmera tem desempenho similar a outros aparelhos da Nokia. As fotos, desde que tiradas em local com boa iluminação, ficam ótimas, mas sob baixa luminosidade o resultado não é lá essas coisas.

Maemo 5

Vamos ao design: a Nokia fez um grande trabalho com a tela inicial de widgets, mas alguns elementos da interface poderiam ser melhorados. O menu de aplicativos, por exemplo, está quase idêntico ao do Symbian 5th Edition, incluindo até mesmo os ícones. Fora isso, as animações são suaves e agradáveis, substituindo o vão criado pelos telefones predecessores.

Já comentamos sobre a navegação web e reforço: a experiência é muito completa. Se o usuário preferir, há uma versão do Firefox disponível para download na Ovi Store mas, em nossos testes, ela foi difícil de instalar e seu desempenho deixou a desejar. A melhor opção foi utilizar o navegador incluso, batizado de "Web", que também é baseado no Firefox.

Vale ressaltar que a navegação GPS por meio do Ovi Maps não inclui instruções passo-a-passo por voz. Similar ao Maps, do iPhone, é possível traçar uma rota e acompanhar as instruções de trajeto apenas em texto. Para ter um GPS com navegação de verdade seria preciso baixar algum aplicativo terceirizado – o mesmo vale para o rádio FM (ausente como função nativa).

A loja de aplicativos Ovi Store ainda tem muito o que crescer. Além de possuir um número muito pequeno de aplicativos disponíveis para o usuário, grande parte destes presentes na Ovi Store não estão disponíveis para o Brasil. A boa notícia é que o N900 também recebe aplicativos da comunidade Maemo, que oferece mais opções em relação à Ovi Store, como por exemplo busca por atualizações de aplicativos e download automático.

n900_maemo5_select.png

App Manager facilita o gerenciamento e atualização dos aplicativos

Em termos de multimídia, o Maemo 5 organiza as fotos por tags e oferece uma busca para facilitar a vida do usuário. O player de vídeo não traz muitas mudanças, mas o player de música está bem completo e bem parecido com o sistema utilizado em iPods.

O que incomoda na interface do Maemo 5 é que ela foi desenvolvida para uso no modo paisagem. Poucas funções, como o telefone, o aplicativo de fotos e o browser de internet, funcionam no modo retrato, que tende a ser utilizado com mais frequência se tratando de um smartphone.

Conclusão

O N900 é uma escolha perfeita para os geeks de plantão ou usuários avançados não só por ser Linux mas também pela sua complexididade e flexibilidade para receber modificações e ser personalizado.

Ainda assim, é um smartphone e uma plataforma que já estão com seus dias contados. É muito provável que daqui a um ano o N900 já esteja abandonado e esquecido, como o N96, por exemplo. O grande problema é que o Maemo 5 nasceu e morreu com ele; os próximos smartphones da Nokia terão novas versões do Symbian ou o recém-nascido MeeGo.

Nokia N900
Fabricante:Nokia
Pontos fortes:

Ótima experiência de navegação web.
Consegue rodar vários aplicativos ao mesmo tempo sem perda de desempenho.
Cheio de recursos; sistema baseado em Linux permite customização.

Pontos fracos:

É um "tijolão pesado".
Tela resistiva.
Possui um sistema operacional que já foi descontinuado pela empresa.

Repleto de recursos e funções, o N900 chega ao nível dos smartphones atuais e bate sistemas operacionais como o Android e o iPhone OS, exceto pela quantidade de aplicativos disponíveis. Com o Maemo 5, ele é altamente personalizável e uma ótima escolha para quem gosta de fuçar e customizar seu smartphone.

Preço:R$ 1.799

Nenhum comentário:

Postar um comentário