terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fique ligado


Aquisição da Sun pela Oracle pode arriscar OpenOffice.org ?
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/01/21/aquisicao-da-sun-pela-oracle-pode-arriscar-openoffice.org

Consultoria recomenda que corporações não dependam do pacote de produtividade de código aberto até que a Oracle garanta o suporte após a compra da Sun.

Até que a Oracle sinalize que investirá pesadamente no desenvolvimento do OpenOffice.org como fez a Sun Microsystems, a consultoria holandesa Software Improvement Group recomenda que empresas e órgãos governamentais não apostem todas as suas fichas no pacote.

Em um relatório de 12 páginas publicado no início desta semana, a empresa afirma que há um grande risco de aumento de falhas no código do OpenOffice.org, se a Oracle retirar pessoas e recursos do projeto após completar a aquisição da Sun.

Nesta quinta-feira (21/1), a compra da Sun pela Oracle foi aprovada pelo órgão regulador antitruste da União Europeia. Agora, a Oracle aguarda o aval das jurisdições da Rússia e da China. No dia 27 de janeiro, a empresa divulgará o plano de negócios que precede a aquisição.

Embora tenha sido entregue à comunidade de software livre em 2000, o OpenOffice.org ainda depende do trabalho de colaboradores da Sun em ações de marketing e desenvolvimento, afirma o diretor de tecnologia da SIG, Tobias Kuipers.

No relatório patrocinado pela própria consultoria sediada em Amsterdã, Kuipers também afirma que outro risco para o OpenOffice.org é que a Oracle o transforme em um pacote comercial para concorrer com o Office, da Microsoft, no mercado corporativo. “Tudo depende do que Larry Ellison [presidente da Oracle] e a Oracle farão com o OpenOffice.org", diz o consultor.

Desde 2000, a Sun comercializa uma versão do OpenOffice.org, chamada StarOffice, que não fez tanto sucesso como a versão de código aberto.

Kuipers acrescenta que os riscos de continuidade do OpenOffice.org não afetam pequenas empresas e usuários individuais, tampouco companhias que adotam o Lotus Symphony, uma versão adaptada do OpenOffice.org, por conta do suporte da IBM.

O relatório da SIG foi considerado “pura especulação” pelo líder de marketing do OpenOffice.org, John McCreesh. "A comunidade OpenOffice.org é muito grata à Sun (...), mas não depende de qualquer patrocinador para continuar existindo”, afirmou McCreesh por e-mail desmentido qualquer temor de falta de suporte que possa ocorrer entre usuários do pacote.

Na semana passada, o Openoffice.org ganhou uma nova versão de testes, o Release Candidate OpenOffice.org 3.2, que ganhou rapidez de inicialização, melhorias no suporte ao OpenDocument Format (ODF) e a documentos do Microsoft Office Open XML, aprimoramento no software de planilhas Calc, entre outras.

Copyright 2010 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Resutado de hoje.: Data.: 26/01/2010 Hora.: 05h41 Glicemia.: 85

Nenhum comentário:

Postar um comentário