quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tentações geladas (Cybercook)

Assim como o personagem Scooby-Doo, muita gente não resiste a uma boa colherada de sorvete, principalmente no verão. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), só em 2006 o consumo foi de 507 milhões de litros.

Mas ainda é pouco se comparado aos países de clima frio ou a Nova Zelândia, campeã da lista. Por lá ultrapa a média de 26 litros por habitante.

"Aqui é consumido 3,5 litros por ano, menos de um quarto do volume da Finlândia, Dinamarca e Noruega, onde o consumo per capita fica em torno de 20 litros por ano”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.

Entra verão sai verão e surgem infinitos sabores. O tradicional chocolate pode ser combinado com biscoitos, bebidas alcoólicas, pimenta, amêndoas, frutas - pitanga, jaboticaba, cupuaçu e damasco. Novas versões ainda incluem gengibre com canela, goiabada com queijo branco, tapioca e ainda taperebá com saquê.

Esses são alguns dos sabores da tradicional carioca Mil Frutas. A sorveteria sempre garante novidades todos os anos e já chegou a ter 300 tipos no cardápio. Atualmente são 180 que variam conforme a melhor época das frutas, sendo os preferidos de açaí e goiabada com queijo. “Este ano criamos o Habanero, inspirado em um drink cubano à base de banana e grapefruit (fruta cítrica como a laranja, também conhecida como pomelo). Essa foi uma sugestão da minha filha Paula que teve a idéia quando experimentou a bebida em uma viagem a Cuba”, conta Renata Saboya, uma das proprietárias da rede.

No cardápio há também o gelado típico nordestino feito com tapioca, canela e geléia artesanal de laranja, e ainda o sabor “caju amigo”, uma mistura da própria fruta e “aditivado” com cachaça Magnífica.

Com uma produção de 15 mil litros/mês na alta temporada, a casa também é conhecida por manter o processo artesanal, sem conservantes, corantes ou espessantes. Portanto, a coloração da massa é obtida somente das frutas. “Na rede ninguém vai encontrar um sorvete de lichia rosa-choque. Além disso, nunca usei gordura hidrogenada, chegamos a consistência com frutas e clara de ovo”, afirma Renata.

Em Belém do Pará, Vera Cristina Oliveira, sócia-proprietária da Cairu, faz questão de servir a delícia gelada livre de gordura trans. Com mais de 40 anos de história e 14 filiais, a rede é considerada pela Veja Belém como a melhor sorveteria da capital. Para manter o título, abriga uma rica variedade de sabores de frutas locais, ente elas, bacuri, bacaba, graviola, mangaba, taperebá e uxi, ou ainda combinações inusitadas, como a Maria-Isabel - sorvete de bacuri, pão-de-ló e coco fresco ralado.

Mesmo assim, a maior parte dos clientes não resiste ao açaí com granola, inspirado justamente na forma como é servido na região Sudeste. “A fruta nem sempre ele está na melhor forma, principalmente, entre janeiro e junho”, afirma Vera que faz questão de experimentar uma parcela de todos os sabores que chegam em sua loja.


Já a norte-americana Häagen-Dazs optou por misturar coco com pedaços de macaroon (biscoito de massa leve e recheada), e lichia com gengibre. Porém, o que mais desperta a atenção é o Azuki Bean, feito com feijões.

Para o chef Hamilton Mellão, o sabor não parece ser estranho. Ele já elaborou um sorvete a base de salmão defumado. Mas atualmente dá preferência para os mais clássicos, sem exotismos e com um toque de ousadia. Além da combinação de manjericão com geléia doce de tomate, há também a versão Sinfonia, com os sabores de manjericão, erva-cidreira, erva-doce, hortelã, rosas, gengibre, camomila, mel e canela. “Trata-se de uma degustação coletiva e proporciona troca de opiniões entre os integrantes da mesa”, diz Mellão.

Em Casa

O chef Mellão explica duas bases de sorvetes: uma para frutas e outra de creme para elaboração de sorvetes de chocolate, baunilha, café e crocante. Aproveite a dica e experimente na sua própria cozinha.

Conforme o chef, o sorvete é produzido através de uma mistura homogênea composta de água ou leite e leite em pó, açúcares, gordura proveniente da manteiga e ou creme de leite e ou gordura vegetal hidrogenada, fruta ou suco de fruta, emulsificante, espessante e “ar”, que é injetado por meio do processo chamado overrum. “O maior desafio está justamente na água do leite que congela e forma cristais”. Por isso acrescenta-se leite integral e em pó para ser misturado em sorvetes de frutas de mais açúcar (banana, coco, ameixa e manga, laranja). Ingredientes com bastante açúcar na composição - chocolate, chocolate em pó, baunilha, café e crocante – podem ser feito à base de ovos.


Resultado - dia.: 20/01/2010 hora.: 05h45 Glicemia.: 96

Nenhum comentário:

Postar um comentário