quinta-feira, 29 de julho de 2010

Futuro

Intel apresenta protótipo de 'computador óptico'

(http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/07/27/intel-apresenta-prototipo-de-computador-optico)
Por IDG News / EUA
Publicada em 27 de julho de 2010 às 20h09

Empresa desenvolveu uma demonstração da conexão futurística, que faz uso de lasers em vez de fios de cobre; velocidade é de 50 Gbps.

A Intel anunciou hoje, 27/7, que desenvolveu um protótipo de pesquisa que usa feixes de luz para carregar dados para dentro e fora do computador com velocidades de 50 gigabits por segundo. Os pesquisadores da Intel disseram que a tecnologia ótica poderia basicamente substituir o uso de elétrons e cabos de cobre na transferência de dados. A velocidade é "equivalente a um filme inteiro em alta definição (HD) sendo transferido por segundo", disseram os pesquisadores.

A tecnologia também será capaz de carregar dados por distâncias maiores do que conseguem os cabos de cobre, informam os pesquisadores da Intel.

O CTO da Intel, Justin Rattner, caracterizou o protótipo de pesquisa como um gigantesco avanço uma vez que os cabos de cobre estavam atingindo seus limites. Existe uma abundância de dados que precisam ser movidos, e transferir dados a 10Gbps ou mais por cabos de cobre está se tornando um desafio. Mesmo que os dados pudessem ser transmitidos por cabos de cobre a essa velocidade, existem problemas com as distâncias máximas para cada conexão.

A conexão ótica resolve esse problema ao permitir transferências de dados a velocidades muito mais altas, e sobre distâncias maiores, disse Rattner em uma conferência sobre a tecnologia.

“A tecnologia fotônica nos dá a habilidade de mover essas grandes quantidades de dados por uma sala...de maneira econômica”, afirmou Rattner. A tecnologia fotônica poderia potencialmente aumentar a velocidade de transferência de dados em PCs ou aparelhos portáteis, disse.

Leia mais na PC World.

Nenhum comentário:

Postar um comentário